Pesquisa

Índ. Comércio e turismo


Ações devolvidas pela Secretaria de Industria, Comercio e Turismo
Ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo - SMICT 2010:
    • Criação e aprovação da Lei Geral Municipal de Incentivo a Micro Empreendedor Individual;
    • Criação da LEI nº197/99 Programa de incentivo ao turismo do Município de Campinorte;
    • Criação do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo;
    • Criação do FOMTUR - Fundo Municipal do Turismo;
    • Criação do Conselho Municipal do Trabalho, para viabilização de Cursos Profissionalizantes;
    • Viabilização da criação do PROCON Municipal;
    • Realização de Cursos de Capacitação para os Micros e Pequenos Empresários;
    • Viabilização de Crédito Produtivo para os Micros e Pequenos Empresários;
    • Realização de Cursos Profissionalizantes em parcerias com a ALFA Treinamentos, (para capacitação de
     mão de obras)
    • Realização do Curso Técnico em Agroextrativismo no Cerrado, em parcerias com a ECODATA, para 
capacitação dos Artesãos do nosso Município e Região;
    • Realização do Curso Técnico em Gestão de Micro e Pequenas Empresas, em parcerias com a Secretaria
    • Estadual de Cidadania e Trabalho e o FAT, para capacitação dos Microempresários;
    • Criação do Projeto Antidrogas através do Programa Escola sem Drogas, em parcerias com o CONSEG.
    • Criação do Projeto Comigo Campinorte Vive e as Comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente..
    • Criação do FECAM - Festival Cultural Ambiental Regional.
    • Criação da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Campinorte - AGPE, com o objetivo de dar
maior apoio aos Microempresários do Município.
    • Criação da Associação dos Artesãos - ARTECAMP, com o objetivo de capacitar os Artesãos do
nosso Município e Região e facilitar a comercialização de seus produtos através do Programa Artesanato
Goiano da FEMPEG.
    • Criação do Baile Empresarial (Confraternização das Empresas).
    • Criação da FAICTUR - Feira do Agronegócio, Indústria, Comércio e Turismo
    • Iniciaram - se as ações para instituir o FORUM Regional do Turismo.
    • Iniciaram - se as ações para realização do Inventário Turístico do Município
    • Iniciaram - se as Ações para desenvolver o Projeto HERING.
    •  Iniciaram - se as Ações em parcerias com a Goiaindustrial para desenvolver o Projeto de
criação do Distrito Agroindustrial de Campinorte (Capitação de Empresas), para o aumentando da geração de empregos e renda;

    •  Iniciaram - se as Ações em parcerias com o SENAI para desenvolver o Projeto de criação de uma
 Escola Técnica Profissionalizante, com o objetivo de capacitar a mão de obra Local e Regional;
    • Iniciaram - se as Ações em parcerias com o SEBRAE e a SIC para Criação do Projeto Incubadora
 Empresarial, com o objetivo de capitar e capacitar as Micros e Pequenas Empresas, prestando
 serviços de consultoria e desenvolvimento te cnológico na exploração da APL.
    BAILE EMPRESARIAL
    No dia 26 de Dezembro de 2009, foi realizada no Canecão Show, a I CONFRATERNIZAÇÃO DAS EMPRESAS, organizado pela AGPE- Associação das Micros e Pequenas Empresas de Campinorte, em Parceria com a Prefeitura Municipal através da SMICTUR, Com a participação dos Empresários seus familiares, Funcionários Municipais e convidados, foi servido um jantar, e Baile Dançante para todos se divertirem a vontade. O objetivo deste Evento é fazer a integração dos Empresários, com a Administração Municipal e a comunidade em geral, para que cada vez mais unidos, podemos buscar maior desenvolvimento para o nosso Município.
    CRIAÇÃO DA AGPE
    A Associação de Micro e Pequenas Empresas de Campinorte-Go é uma filiada da FEMPEG, Federação da Micro e Pequena Empresa de Goiás. Tendo com objetivo Social:  Congregar Empresas de Micro e Pequeno Porte conforme as define a FEMPG, Promovendo as relações Sócio econômico entre elas. Amparar os legítimos interesses dos seus associados junto aos poderes constituídos, visando, principalmente, o desenvolvimento harmônico de suas atividades. Promover e estimular estudos e pesquisas que possibilitem o aprimoramento dos métodos de trabalho e da produtividade das Empresas que congregam. Promover cursos e prestar consultorias e acessórias administrativas, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária, creditícia, jurídicas e demais matérias de interesse de seus associados. Exercer quaisquer atividades e prestação e serviços compatíveis com a natureza e seu objetivo social. A Associação de Micro e Pequenas Empresas de Campinorte/AGPE, em parcerias com a Prefeitura Municipal de Campinorte e o SEBRAE - Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, já está viabilizando vários Projetos de desenvolvimento para o nosso Município alguns: Aprovação da LEI Geral do SEBRAE, sem aqual o SEBRAE não aprovaria nenhum Projeto de desenvolvimento, que com o apoio do Prefeito e dos Vereadores, já foi aprovado na Câmara. No dia 11 de Março de 2010, recebemos a visita dos representantes do SEBRAE. Solicitada pela Prefeitura municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Campinorte, para criação de uma Incubadora Empresarial para nosso município a qual irá beneficiar em muito as Empresas iniciantes e as já pré estabelecidas, ficando para após a elaboração do Projeto, e do Plano de Negócios. O nosso Prefeito Empreendedor que è já disponibiliza de uma área específica, destinada a criação da Incubadora Empresarial e do Setor Agroindustrial de Campinorte, com isto proporcionando a capitação de outras empresas para o nosso Município.
    CRIAÇÃO DA LEI GERAL DE INCENTIVO A MICRO EMPRESA
    A LEI nº 397 de 24 de Junho de 2010, Regulamenta no Município de Campinorte-GO, o tratamento diferenciado e favorecido às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de que trata a LEI Complementar Federal nº 123, de 2006, e dá outras providências. Esta LEI regulamenta o tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido assegurado ao Micro Empreendedor Individual (MEI), ME e EPP, em conformidade Complementar nº 123, de 14 de Dezembro de 2006, criando a “LEI GERAL MUNICIPAL DA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE DE CAMPINORTE, GO.”
    CURSO AGROEXTRATIVISMO NO CERRADO
    Foi realizada neste dia 15 de Janeiro de 2010 a conclusão do curso de AGROEXTRATIVISMO NO CERRADO com 200 h. De duração, com o conteúdo de quatro temas: BIOMA CERRADO, LEGISLAÇÃO E CIDADÂNIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, ORGANIZAÇÃO SOCIAL E PRODUTIVA. Este curso foi ministrado pela ECODATA (Agencia Nacional do Meio Ambiente) em parcerias com a Prefeitura Municipal de Campinorte, através das Secretarias de Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Turismo e a Associação dos Artesãos de Campinorte-ARTECAMP, com o objetivo de capacitar os Artesãos do nosso Município e Região. Fizeram o curso 26 alunos, os quais ganharam grandes conhecimentos, capacitação profissional e produtiva, estes estão qualificados para explora, comercializar os produtos naturais de maneira sustentável.
    RELATÓRIO CURSO DE GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
    O Curso de Gestão de Micro e Pequenas, ministrado pelo SENAC, em parcerias com a Prefeitura através da SMICTUR, tem como objetivo Capacitar os Empresários do nosso Município, por meio dos conceitos básicos de como administrar o seu Negócio: Plano de Negócios, Pesquisa de Mercado, Marketing, Nicho e outros mais. Missão é a razão de existir de sua Empresa, Missão da Empresa é o papel que ela desempenha em sua área de atuação. Visão atingir chegar a Visão é uma imagem que o Empreendedor tem em relação ao seu Negócio, dentro de um horizonte de tempo, está focado no futuro. Valores da Empresa é a Postura, Ética da Organização ex: Honestidade, Respeito aos Clientes. Nicho é uma oportunidade ainda não descoberta.
    RELATÓRIO CURSO PRODUTIVO
    Foram realizados dois Cursos de capacitação, em administração de Empresas e o Crédito Produtivo, para os micros e pequenos empresários de Campinorte, o primeiro nos dias 20 a 24 de Julho de 2009, com 51 empresários e o segundo nos dias 21 a 23 de Setembro de 2009 com 25 empresários. 
    Os Cursos foram ministrados pela FEMPEG (Federação da Micro e Pequena Empresa de Goiás) através da AGPE/Campinorte, em parcerias com a Prefeitura Municipal de Campinorte e a Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo.
    O Crédito Produtivo é de 2.000,00 (dois mil) reais até 16.000,00 (dezesseis mil reais), com carência de três meses e juros de meio % ao mês. Foi criado recentemente pelo Governo Federal o MEI (Micro Empreendedor Individual), em breve para Goiás será liberado, e todos os Micros e Pequenos empresários  informais, poderá criar o seu CNPJ, e ter acesso ao Crédito Produtivo, para montar o seu próprio negócio ou mesmo ampliar, para isto basta que tenha feito o Curso de capacitação, a Prefeitura Municipal sempre disponibilizará de ações e medidas de apoio ao Micro e Pequeno Empresário.     
    /Goiânia/GO
                                                                         
    PROJETO ESCOLA SEM DROGAS
    Nos dias 01 e 02 de dezembro de 2009, foi realizado em Campinorte, Palestras Antidrogas, nos Colégios Estaduais Deoclides Martins da Costa e Arapoema Meireles, ministradas pelos Agentes da polícia civil, da Academia de Polícia Civil do Estado de Goiás, do Programa Escola sem Drogas. Este é mais um Projeto do Conselho de Segurança e Defesa Social do Município de Campinorte, que será estendido a todas as Escolas Municipais, logo em breve quando começar as aulas. CONSELHO DE SEGURANÇA, INTEGRAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE E  SEGURANÇA PÚBLICA.
    UM GRANDE DESENVOLVIMENTO PARA O NORTE DE GOIÁS
    Aqüicultura e Pesca Foi realizado no dia 29 de outubro de 2009 no Memorial Serra da Mesa em Uruaçu-Go. O ACORDO para Estudos Técnicos Científicos, em parcerias com Furnas Centrais Elétricas e o Consórcio Serra da Mesa. Que irá Delimitar os Parques Aquícolas para criação de peixes. Estavam presentes no Evento o Presidente do Consórcio Serra da Mesa, Lourenço Moreira Filho, o Ministro da Pesca e Aqüicultura Alterim Gregorin, o Diretor de desenvolvimento da Aqüicultura e Pesca Marcelo Sampaio, o Presidente da Agência Nacional das Águas José Marcelo, o Representante de Furnas Centrais Elétricas José Vicente Fortine, o Superintendente Federal da Pesca e Aqüicultura em Goiás Domício Vieira da Silva, o Senador da República Demóstenes Torres, o Deputado Federal Rubens Otoni, o Deputado Estadual Mario Rubens. Alem dos Prefeitos que compõem o Consórcio Serra da Mesa, e várias outras autoridades como o Bispo da Diocese de Uruaçu, Dr. Murilo Juiz da Comarca de Uruaçu. Este encontro foi viabilizado, pelo empenho do Senador da República Demóstenes Torres quem solicitou o Ministro da Pesca, para realização deste importante ACORDO, que com certeza vai transformar o Norte de Goiás. Este Projeto é um dos maiores do Estado de Goiás, explicou o Deputado Mario Rubens, é como se juntassem a Hyndai e a Mitsubishi juntas. Este Projeto é para 20 (vinte) anos e sua capacidade de produção é de 300.000 (trezentos mil) toneladas de peixes ano. Atendendo 1.500 (mil e quinhentas) Famílias na primeira Etapa e, 3.000,00 (três mil) Famílias na segunda Etapa. A prioridade do Projeto é atender as Famílias Ribeirinhas aquelas atingidas por Barragens, depois se estenderá a todas as Famílias em geral.
    RELATORIO PROJETO SETOR AGORINDUSTRIAL
    O Projeto Distrito Agroindustrial de Campinorte tem como objetivo principal capitar empresas para o Município, através de uma parceria com Prefeitura e o Governo de Goiás, oferecendo em contra partida o local de instalação para as empresas, com incentivo fiscal, financiamento da obra, infraestrutura básica (água, luz, pavimentação e outros mais) o Empresário instala sua Empresa em nosso Município, gerando emprego e renda para a população, que irá contribuir muito para o desenvolvimento da nossa Cidade.
    PROJETO DO ARTESANATO
    A ARTECAMP-Associação dos Artesãos de Campinorte foi criada com o objetivo de Capitar e Capacitar os Artesãos de Campinorte, através de parcerias com o SEBRAE, a Prefeitura Municipal junto a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Campinorte. A SIC Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás desenvolveu junto a FEMPEG Federação de Micro e Pequenas Empresas de Goiás, o Programa do Artesanato Goiano, que está sendo desenvolvido nos Municípios Goianos pelas Associações de Micro e Pequenas Empresas-AGPE, e as Secretarias de Indústria e Comércio. A finalidade do Programa é comercializar toda produção de Artesanatos fabricados nos Municípios, comprando todo produto fabricado e fazer a comercialização dos produtos, para outras Regiões e até exportando para outros países.
    PROJETO ESCOLA TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE
    DADOS CADASTRAIS DA ENTIDADE/INSTITUIÇÃO/ORGÃO SOLICITANTE
    1. Nome ou razão social: Prefeitura Municipal de Campinorte
    2.  CNPJ:
    3. Endereço: Praça Cristovão Colombo n°01
    4. Bairro: Centro
    5. CEP: 76.410-000
    6. Cidade/UF: Campinore-Go.
    7. Email: smicturismo@hotmail.com.br
    8. Telefone: (62)3347-3281
    9. Direcionamento Estratégico:
    A visão do futuro a ser desenvolvido pelo Projeto Escola Técnica Profissionalizante para Campinorte apontou de forma compartilhada os anseios da comunidade, no sentido de extrema necessidade a criação de um Centro Tecnológico, para formação de profissionais, através de cursos profissionalizantes, uma vez que a mão de obra qualificada é escassa, por não ter Escolas Profissionalizantes e a demanda é muito grande, porque o nosso município e toda região tem várias mineradoras, algumas já produzindo e outras em faz de conclusão temos ainda outras fontes de produção como: a pecuária, a agricultura e criação do Setor Industrial que irá proporcionar a capitação de outras Indústrias para o nosso município.
    1. Descriminação resumida do Projeto:
    O Projeto Escola Técnica Profissionalizante tem como objetivo a formação de profissionais e a capacitação de mão de obra qualificada, preparando-os para o mercado de trabalho, principlmente os jovens aqueles de baixa renda, que ao terminar o estudo médio não tem às vezes condições de cursar uma faculdade, por isto a grande importância da Escola Técnica profissionalizante que irá qualificá-los para o mercado de trabalho.
    1. Justificativa:
    O Projeto Escola Técnica Profissionalizante trará inúmeros benefícios a toda comunidade, através da mão de obra e da geração de empregos, que conseqüentemente irá aumentar a renda familiar, o fortalecimento do comércio e uma melhor qualidade de vida a todos.
    1. Seguimentos que serão beneficiados com o projeto:
    Sociedade em Geral, do município de Campinorte, Nova Iguaçu, Alto Horizonte, diretamente com pessoas na faixa etária de 16 á 30anos. Alem de outros municípios circunvizinhos como Mara Rosa, Uruaçu, Campos Verdes e outros.
    1.  Números de pessoas beneficiadas em função do projeto:
    1.000 Diretamente (mil pessoas) Indiretamente: 2.000 (duas mil pessoas)
    I FAICTUR-2010
    (Feira do Agronegócio, Indústria, Comércio e Turismo de Campinorte)
    Realizada nos dias 16, 17, e 18 de Setembro de 2010
    LOCAL: Feira Coberta de Campinorte.
    APRESENTAÇÃO
    A Associação de Micro e Pequenas Empresas de Campinorte.Raalizou nos dias 16 á 18 de Setembro de
    2010 a I FAICTUR (Feira do Agronegócio, Indústria, Comércio e Turismo de Campinorte-Go.) . OBJETIVOS:
    O principal objetivo da realização da I FAICTUR é divulgar as empresas do nosso município e a
    qualidade dos seus produtos, proporcionando o interesse e a adesão do nosso consumidor, que
    hoje exige qualidade e é muito seletivo. Além disso, ampliar mercados provocando aumento de
    vendas para os vários segmentos de sua economia troca de informações, lançamento de produtos,
    além de beneficiar os próprios empresários de maneira geral, levando sempre em conta o potencial
    turístico do município.
    PROJETO HERING
    O Projeto será desenvolvido em parcerias com a prefeitura Municipal, Empresários, Entidades,
    Associações, ONGs e toda comunidade, através de cursos de capacitação para os trabalhadores na
    área de confecção. O Projeto poderá ser desenvolvido por meio de cooperativas, associações ou por microempresários,
    que irão adquirir as máquinas de costura para confeccionar os produtos em parcerias com a
    HERING que fornecerá o material para ser confeccionado.  A Prefeitura entra com a contra partida fornecendo o galpão para instalação das células e o
    transporte da mercadoria, além dos cursos de capacitação dos trabalhadores, com isto irá gerar
    empregos e aumento de renda para a comunidade do Município. 
    PROJETO ENCUBADORAS EMPRESARIAIS
    O que é Incubadora de Empresas? As Incubadoras de Empresas operam no mesmo sentido das
    Incubadoras presentes em Hospitais e que asseguram as funções vitais de recém-nascidos com
    problemas específicos: elas também proporcionam inúmeros benefícios para o nascimento, desenvolvimento e consolidação de novas Empresas. As Incubadoras são organizações que posem estar vinculadas a instituições de ensino públicos
    ou privadas, Prefeituras e, até mesmo iniciativas empresariais independentes. A base de
    sustentação de um programa de Incubação está alicerçada na difusão da cultura empreendedora, do conhecimento e da inovação. Através das Incubadoras é possível apoiar novos empreendimentos de projetos inovadores,
    por meio da oferta de inúmeras facilidades e apoio aos empreendedores, tais como: consultorias especializadas, orientações e capacitações gerenciais, espaço físico e infraestrutura operacional, administrativa e técnica. 
    II FECAM EM CAMPINORTE
    Nos dias 16 a 18 de Julho de 2010 foi realizado o II FECAM festival Cultural Ambiental Regional, em parcerias com a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo a ONG Mulheres em Ação e a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Campinorte-AGPE.  Com o objetivo de resgatar a cultura Local e Regional, conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, por meio de palestras de educação ambiental, A responsabilidade de preservar o Meio Ambiente é nossa. Foi realizada Roda de Violeiros com Premiação e Troféus até o quinto lugar, show de prêmios,  quadrilha, forró, casamento caipira, distribuição de picolés para as crianças e outras mais atrações.
    PROJETO COMIGO CAMPINORTE VIVE
    Comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente
    Algumas potencialidades turísticas do nosso município
    <blank> 


Por: Joana D'arc Queiroz
I FAICTUR-2010
(Feira do Agronegócio, Indústria, Comércio e Turismo de Campinorte)
DATA: (Realizada  nos dias 16, 17, e 18 de Setembro de 2010)
LOCAL: Feira Coberta de Campinorte.
APRESENTAÇÃO

Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Ailton Vagner fala sobre a FAICTUR


A Associação de Micro e Pequenas Empresas de Campinorte, em parcerias com o SEBRAE-GO e com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, realizou nos dias 16 á 18 de Setembro de 2010 a I FAICTUR (Feira do Agronegócio, Indústria, Comércio e Turismo de Campinorte e Região..)
.
OBJETIVOS:
O principal objetivo da realização da I FAICTUR foi à divulgação das empresas do nosso município e a qualidade dos seus produtos, proporcionando o interesse e a adesão do nosso consumidor, que hoje exige qualidade e é muito seletivo. Além disso, ampliar mercados provocando aumento de vendas para os vários segmentos de sua economia troca de informações, lançamento de produtos, além de beneficiar os próprios empresários de maneira geral, levando sempre em conta o potencial turístico do município.
OPORTUNIDADE:
A Associação de Micro e Pequenas Empresas de Campinorte-Go, em parcerias com o SEBRAE-GO e com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Aproveita a oportunidade da realização da I FAICTUR-Feira do Agronegócio, Indústria Comércio e Turismo, para a apresentação de várias empresas de diversos segmentos realizando inúmeros negócios no lançamento desse evento em nosso município, pela sua localização estratégica e por estar sediando o Interposto das Ferrovias Norte Sul e Leste Oeste, que irá trazer um grande desenvolvimento para toda Região Norte de Goiás, através da geração de empregos e renda, espera no Interposto 2.000 (Dois mil) empregos direto e mais de 10.000 (Dez mil) indireto, a capitação de Empresas atraídas pelo Incentivo Fiscal e fácil escoamento de seus Produtos e Serviços, com certeza aumentará o desenvolvimento sócio-econômico do nosso Município e Região, por tudo isto esperamos uma quantidade siguinificantes de visitantes nesta I Feira de Negócios que será uma das maiores do Norte de Goiás.
LOCALIZAÇÃO:
A cidade de Campinorte  encontra-se às margens da BR-153 (Belém—Brasília), a 300 quilômetros de Goiânia e 290 de Brasília. Campinorte tem atrativos turísticos como o Lago de Serra da Mesa, o Clube da Lagoa Bonita, Jogos Abertos um dos maiores eventos esportivos do Estado de Goiás, várias cachoeiras e trilhas.
Campinorte faz limites ao norte com os Municípios de Campinaçu, Trombas e Formoso, a nordeste com os Municípios de Campinaçu e Uruaçu, a noroeste com os municípios de Formoso e Mara Rosa, ao sul e sudeste com os Municípios de Uruaçu e Nova Iguaçu, e sudoeste com os municípios de Nova Iguaçu e Mara Rosa. Situa-se na região Norte do Estado, especificamente na microrregião de Porangatu. O município possui uma área territorial é de 1.068 quilômetros quadrados. Está possui vegetação predominante do cerrado. Possui um clima tropical e dispõe de vários recursos hídricos.
ECONOMIA:
A economia de Campinorte se baseia nas empresas comerciais e industriais estabelecidas na cidade como (supermercados, lojas de confecções e calçados, lojas de móveis, lojas de autopeças, lojas de materiais de construção, lojas de produtos agropecuários, loja de produtos alimentícios: frios e outros derivados, prestadora de serviços, produção agropecuária, e outros mais, a maior parte da população se encontra distribuída na zona urbana.
Campinorte é o portal de entrada de um dos maiores lagos artificiais de usina hidrelétrica do mundo, o Lago de Serra da Mesa.
Campinorte vem ocupando lugar de destaque dentre as cidades mais bem desenvolvida economicamente e que mais cresce no norte de Goiás, pois possui um comércio ativo e diversificado, agricultura, pecuária de corte e leite, indústrias em vários segmentos ,etc...
Citamos alguns segmentos que irão participar do evento:
Indústrias de produtos alimentícios;
Indústrias de produtos Farmacêuticos
Indústrias de produtos lácteos;
Indústrias de confecções;
Indústrias de cerâmicas
Indústria de móveis em madeira;
Empresas de produtos agropecuários;
Empresas de informática e telefonia;
Empresas de publicidade e Eventos;
Empresas de acessórios para automóveis
Empresas de Materiais de Construção;
Empresas Revendedoras de Automóveis
Empresas de Produtos de Pesca e Materiais Esportivos
Empresas Prestadoras de Serviços e/ou Produtos
Empresas do seguimento hoteleiro
Mineradoras
Artesanato.
Apresentação de varias exposições durante a I FAICTUR